Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação contra a influenza nos profissionais de saúde da rede pública e particular da cidade. As crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (antes de completar seis anos de idade) e as gestantes e puérperas – mulheres que tiveram filho há pouco tempo (até 45 dias após o parto), ainda poderão ser imunizados até o final da Campanha Nacional de Vacinação.
De acordo com a coordenadora de imunizações do município, Thais Marocco, foram recebidas apenas 800 doses da vacina até o momento; portanto a aplicação seguirá enquanto durar o estoque. Para vacinar, o profissional de saúde deve apresentar um documento de identificação com foto e comprovar, por meio de documento, que está em atuação na área. A vacinação contra a Influenza acontecerá em todas as unidades de Saúde do Município das 7h30 às 10h e das 13h30 às 16h.
Para idosos acima dos 60 anos, a imunização será apenas na próxima etapa da Campanha, prevista para iniciar, de acordo com o Ministério da Saúde, na metade de maio.
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança considerado excelente e são bem toleradas.