Intercâmbio promove integração e intercooperação entre cooperativas do Mato Grosso do Sul e Paraná

Com uma delegação formada por seis integrantes entre cooperados e colaboradores, a COOASGO participou entre os dias 22 e 26 de agosto, de um intercâmbio entre cooperativas do ramo Agro do Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Promovido pelo Sistema OCB/MS, o intercâmbio faz parte do planejamento de ações do Comitê de Organização do Quadro Social da COOASGO e teve como principal objetivo, promover a integração, a troca de experiências e a intercooperação das cooperativas e seus participantes.

Com seis dias de viagem, o intercâmbio visitou as cooperativas Cocamar em sua unidade localizada em Maringá, a Coamo em sua unidade de Campos de Mourão, a Coagru no município de Ubiratã, finalizando na Cooperativa C. Vale, em seu complexo industrial localizado no município de Palotina.

Em ambas as visitas, o intuito do grupo formado por cerca de 26 participantes, representando 4 cooperativas de Mato Grosso do Sul, foi de conhecer os processos produtivos e administrativos das cooperativas visitadas, bem como os trabalhos sociais, projetos e ideias inovadoras aplicadas, que podem contribuir com a implementação de melhorias nos processos das cooperativas visitantes.

Depoimentos

Para o cooperado da COOASGO João Carlos Sorgatto, a participação no intercâmbio foi bastante produtiva e entre os seus destaques ele coloca o respeito que as cooperativas visitadas têm com os seus cooperantes (não cooperados que movimentam na cooperativa), bem como os programas de incentivo a novos cooperados e de fidelização do quadro social.

Já para o cooperado Edemar Sanagiotto que é o atual presidente do Comitê de OQS da COOASGO, a experiência com o intercâmbio foi de estrema importância e faz parte dos princípios do Cooperativismo, onde a parceria entre as cooperativas gera o crescimento e fortalecimento do sistema, bem como de seus cooperados e sociedade.

“Foi realmente uma troca de experiências muito importante, onde tivemos a oportunidade de conhecer a maior Cooperativa da América Latina do ramo Agro que é a Cocamar e também uma planta de abate de aves da C. Vale de Palotina, que é considerada a maior do mundo em toneladas de produto acabado”, destacou Edemar.

Também participando como membro do Comitê de OQS, o cooperado Juliano Montagna, destacou que pôde observar nas visitas, que a busca plena em seguir os princípios cooperativistas, traz seriedade e transparência ao seu quadro social, e assim a essência cooperativista fica cada vez mais evidente e valorizada.

“Pudemos conhecer e entender neste intercâmbio, como essas cooperativas que começaram pequenas se tornaram gigantes do Agronegócio brasileiro, onde todas iniciaram com uma ideia em prol de um bem comum e se tornaram grandes em seus segmentos, sempre mantendo o espírito cooperativista e buscando o melhor para seus associados”, comentou Juliano.

Notícias semelhantes