O inverno em Mato Grosso do Sul deve terminar com temperaturas extremas no fim de semana, como prevê o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com máximas de quase 40°C e umidade do ar em 10%. O cenário antecede a virada no tempo diante da chegada da primavera, com chuvas e declínio de temperatura.
Historicamente, o inverno sul-mato-grossense é uma estação seca e com ondas de frio mais curtas, com destaque de temperaturas congelantes em municípios da região sul do Estado. Os modelos de análise indicavam que o inverno deste ano teria temperaturas acima da média, com ausência de nuvens e chuvas.
Logo, entre esta sexta-feira (19) e sábado (20), o sol e o calor serão protagonistas. A condição climática é favorecida pela atuação de um sistema meteorológico de alta pressão atmosférica. Além disso, o período registra umidade do ar em níveis críticos, entre 10% e 30%, principalmente nos horários mais quentes do dia.
No entanto, o forte aquecimento diurno pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, porém de forma pontual e passageira. Ou seja, não há previsão de chuvas de alto volume e de forma generalizada.

Ainda estão previstas mínimas entre 18°C e 24°C e máximas entre 33°C e 37°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 24°C e 28°C, e as máximas entre 36°C e 40°C.
Chance de chuva
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 19°C e 26°C e máximas entre 35°C e 38°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 25°C e 28°C e máximas entre 34°C e 36°C.
Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 km/h e 60 km/h e, pontualmente, contudo, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
No domingo (21), na despedida do inverno, o dia ainda começa com sol, variação de nebulosidade e temperaturas elevadas, além de ventos moderados a fortes em algumas regiões. Porém, entre a tarde e a noite, o tempo muda com o avanço de uma frente fria, provocando aumento de nebulosidade e condições favoráveis à ocorrência de chuvas e tempestades.
Estão previstas no domingo mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 35°C e 38°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 26°C e 28°C e as máximas entre 38°C e 40°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 34°C e 38°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 25°C e 27°C e máximas entre 33°C e 35°C.

Virada no tempo
Contudo, entre o final de domingo e ao longo da segunda-feira (22), há risco de temporais, com possibilidade de chuvas intensas, fortes rajadas de vento, queda de raios e, de forma localizada, queda de granizo.
Logo, esse cenário é resultado da aproximação e do avanço de uma frente fria, associados ao transporte de ar quente e úmido da região norte do país, além da atuação de cavados e de uma área de baixa pressão que reforça as instabilidades.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 milímetros em 24h, principalmente na região centro-sul do Estado. Com a chegada da massa de ar frio, espera-se uma acentuada queda nas temperaturas, especialmente entre segunda (22) e terça-feira (23).
Fonte: Jornal Midiamax