Levantamento aponta queda de 34,6% na produção de soja de MS

Levantamento realizado pelo Projeto Siga/MS aponta que a estiagem que atingiu o Mato Grosso do Sul durante o cultivo da soja nesta temporada provocou queda de 34,6% no volume estimado, onde a produtividade média que antes era de 56 sacas por hectare, passou para apenas 38,65 sacas.

Tamiris Azóia, analista técnica da Famasul, alerta que o produtor deve se prevenir das adversidades climáticas adotando boas práticas agrícolas.

“O plantio direto, por exemplo, é um grande aliado na manutenção da umidade do solo nesses períodos de veranico. A utilização de cultivares recomendadas para a sua área, para a sua região e para o seu tipo de solo e o plantio dentro da data determinada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), também são essenciais”, disse.

A analista ressalta também a importância de o produtor entender de fato quais são os seus custos de produção, como o mercado vem se comportando e travar suas dívidas de acordo com os seus custos. Assim é possível manter maior controle sobre as margens de lucratividade.

Siga/MS é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, junto com a Aprosoja-MS e a Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Fonte: Dourados News

Notícias semelhantes