Libras: Prefeitura de São Gabriel do Oeste lança curso de libras na noite desta quinta-feira (27)

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio do Departamento de Formação Continuada e Permanente e Centro de Qualificação Profissional, lançam nesta quinta-feira, 27, o curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) Mãos que Falam. A abertura e aula inaugural serão transmitidos por uma live a partir das 19h de hoje no Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/PrefSGO) e Facebook do Site Veja Aqui MS (www.facebook.com/vejaaquims).

Cerca de 100 pessoas já estão inscritas e participarão da formação cujas aulas terão início na próxima terça-feira (01). Entre os inscritos estão os servidores que trabalham nas escolas do município e Cmeis, além de funcionários de empresas da cidade. O objetivo do curso é garantir uma maior acessibilidade pelo público com deficiência auditiva aos serviços oferecidos, tanto pelo município, quanto pelas empresas e comércios locais.

De acordo com a diretora do Departamento, Lourdes Bresolin Pitchenin, a meta estabelecida pelo Prefeito Jeferson Tomazoni é a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva. “Estamos dando um passo importante na busca da formação dos nossos servidores para que cada vez que alguém com deficiência auditiva busque um serviço da Prefeitura, encontre um profissional habilitado a se comunicar com ele”, disse. Lurdes ainda explicou que novas turmas devem ser abertas em breve.

O curso será ministrado por professores intérpretes da cidade, que na noite desta quinta-feira farão uma apresentação para demonstrar um pouco dos conhecimentos que serão adquiridos durante a formação. Além de conhecer os professores, a comunidade também poderá visualizar algumas vivências dos deficientes auditivos da cidade, que trarão em primeira mão relatos de seus cotidianos.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. A educação de surdos no país – que resultou na criação da Libras – remonta à instalação da primeira escola para surdos no século XIX.

O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos.

Notícias semelhantes