Com 73,5% no domingo(27), o município ficou acima da taxa considerada ideal que é de 70%
São Gabriel do Oeste registrou a melhor taxa de isolamento do Estado pelo segundo final de semana seguido, com 73,5% no domingo(27), o município ficou acima da taxa considerada ideal que é de 70%. O sistema de mini- lockdown e as medidas de contenções implantadas pelo município através de decretos, deliberado pelo Comitê de Contingência tem surtido efeito, grande parte disso se deve a conscientização da população que respeitou as medidas implantadas e ficou em casa. Outro fator que contribuiu foi a adesão do comércio que aderiu as medidas e fecharam as portas durante o horário determinado pelo decreto municipal.
A equipe de reportagem do Veja Aqui MS esteve nas ruas de São Gabriel do Oeste no sábado a noite e no domingo durante o dia, conferindo as fiscalizações realizadas pelas equipes da Prefeitura Municipal, tivemos a oportunidade de conversar com o secretário Desenvolvimento Roberto Emiliani Junior, que está coordenando os trabalhos das ações. “As medidas tomadas não foram para penalizar ninguém, são medidas para conter a alta de contágio do coronavírus no município, e graças a Deus, a população e o comércio entendeu e novamente São Gabriel registrou e o melhor índice de isolamento do estado, motivo que nos deixa satisfeito e confiante que em breve iremos vencer este inimigo.” Declarou Roberto Emiliani Junior.
No domingo conversamos com o superintendente da secretaria de Infraestrutura Geraldo Rolim que estava trabalhando nas fiscalizações. ” A população está de parabéns, aderiu as medidas com muita conscientização, as poucas pessoas que encontramos nas ruas eram por motivos essenciais, ou estavam indo, ou retornando do trabalho. O Comitê de Contingência também foi muito sábio, pensando na saúde e no comércio, flexibilizou algumas medidas, para amenizar o impacto que alguns seguimentos vem sofrendo durante esse período. A mais importante delas foi a liberação do delivery de alimentos, que era um pedido não só do seguimento, mas também da população”. Explicou Geraldo Rolim.
As autoridades vem tomando medidas para conter a alta dos números de casos que vem surgindo nas últimas semanas. De acordo com os boletins epidemiológicos da Prefeitura a doença cresce de forma acelerada em São Gabriel do Oeste, na noite de domingo registrava 445 casos confirmados da doença e aguarda resultados de 39 exames. Mas nos últimos 2 dias São Gabriel do Oeste apresentou apenas 7 casos, 5 no sábado(25) e 2 no domingo(26), um número bem reduzido em relação aos últimos dias, seguramente já é um reflexo do primeiro lockdown realizados nos dias 18 e 19 de julho.
Mora na região norte? Confira como foi o isolamento social em sua cidade no final de semana:
- Alcinópolis: sábado 41,7% e domingo 53,5
- Camapuã: sábado 43,2% e domingo 46,6%
- Costa Rica: sábado 35,9 e domingo 40,8% quinta pior
- Coxim: sábado 57,9% e domingo 55,2%
- Figueirão: sábado 50,0% e domingo 50,0%
- Pedro Gomes: sábado 42,3% e domingo 44,00
- Rio Negro: sábado 45,5 e domingo 53,1%
- Rio Verde: sábado 41,1% e domingo 61,6%
- São Gabriel do Oeste: sábado 43,6% e domingo 73,5%
- Sonora: sábado 38,5% e domingo 47,4%
Outros municípios:
No domingo (26) houve crescimento significativo na adesão ao isolamento social em vários municípios do estado, mas apenas três registraram taxas superiores a 70%: São Gabriel do Oeste (73,5%), Iguatemi (73,1%) e Juti (71,9%). Na região norte quem também fez o Lockdown foi a cidade de Rio Verde, lá a taxa de isolamento social ficou em 61,6%, lembrando que foi o primeiro final de semana que o município realizou o lockdown. Campo Grande registrou a taxa de 49,4% de isolamento social, já as três cidades com piores índice foram: Costa Rica (40,8), Coronel Sapucaia(38,7), Antônio João (38,2%), Paranhos (35%) e Caracol (30,8%).
Boletim com os números do coronavírus em São Gabriel do Oeste
VEJA AQUI MS