Lula e Ciro culpam Bolsonaro por aumento no preço dos combustíveis

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), principais concorrentes do atual Jair Bolsonaro (PL) na pré-campanha à corrida presidencial deste ano foram às redes sociais para culpar Bolsonaro, pelo alto preço dos combustíveis no Brasil. Nesta sexta-feira (17), a Petrobras anunciou reajuste de preços para a gasolina e o diesel nas refinarias.

Ambos criticaram os esforços de Bolsonaro e de sua base aliada no Congresso Nacional para reduzir as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos Estados, sem mexer na política de preços da estatal petroleira.

“A gasolina do Bolsonaro, que ele disse que iria baixar, já anunciaram um novo aumento. Ele inventou que a solução é reduzir o ICMS, mas tudo que ele vai fazer é diminuir o dinheiro da educação e da saúde nos estados”, disse Lula no Twitter. O ex-presidente referiu-se à perda de receita não só dos Estados, mas à renúncia fiscal da União, que também reduz os fundos de participação dos estados e dos muncicípios.

Lula prosseguiu: “A gente já provou que é possível lucrar com a Petrobrás, vendendo a gasolina com o preço em real. Por que depois que viramos auto-suficientes em petróleo começamos a importar? Por que impor um preço internacional a um produto nacional? Isso é perda de soberania”.

Após 99 dias congelado, o preço da gasolina será reajustado no sábado, 18, pela Petrobras, passando a custar R$ 4,06 o litro nas refinarias da estatal, uma aumento de 5,2%. O diesel, há 39 dias sem aumento, passará a custar R$ 5,61 o litro, alta de 14,2%, conforme anúncio realizado nesta sexta-feira, 17.

Ciro Gomes

Já Ciro Gomes (PDT), afirmou que a Petrobras é controlada pelo governo federal, e que ele poderia atuar no preço da Petrobras, e não interferir no ICMS dos Estados.

“A mentira de Bolsonaro foi desmascarada: ICMS não aumenta preços dos combustíveis. Sua frouxidão também: se esconde, tremendo, atrás de Lira para tentar resolver a crise da Petrobras. Fora, seu frouxo!”, disse Ciro Gomes.

Jair Bolsonaro

O próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a decisão da diretoria da Estatal. Ele fez a seguinte declaração no Twitter:

“A Petrobrás pode mergulhar o Brasil num caos. Seus presidente, diretores e conselheiros bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018, e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo.”. Nesta sexta-feira (17), ele chegou a falar em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a estatal.

 

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes