O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta sexta-feira (6/1), que a primeira reunião ministerial do governo, reunindo os 37 ministros, servirá para “organizar os trabalhos”.
Na quinta-feira (5/1), o petista antecipou que a reunião “só tem horário para começar”. Nas redes sociais, Lula disse estar “otimista com o início do governo” e com o “início dos trabalhos”.
37 ministros
Em busca de abafar os embates públicos, Lula anunciou a reunião com os 37 chefes de pastas da Esplanada. O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), já apontou que o mandatário pretende fazer “ajustes finos” no grupo.
“O presidente vai dar as primeiras informações, o que está pensando para que a gente possa iniciar o trabalho afinado”, disse.
Rui Costa também destacou que Lula pretende trazer “trasversalidade” ao governo, com “trabalho em equipe”. “Não é freio de arrumação, é conversa”, disse o ministro.
Segundo ele, na reunião, alguns chefes mostrarão planos para os primeiros 100 dias, com expectativas, estratégias, programação. Lula também trará prioridades e “como ele quer que funcione”, de acordo com Rui Costa. O ex-governador da Bahia negou, no entanto, que o encontro será usado para dar “bronca ou puxão de orelha”.
Fonte: Metrópoles