Maio Laranja mobiliza comunidade em ações de proteção às crianças e adolescentes em São Gabriel do Oeste

Ao longo do mês de maio, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promoveu uma série de ações de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em diferentes instituições de São Gabriel do Oeste. As atividades fizeram parte da campanha nacional Maio Laranja, que reforça a importância da proteção integral e da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

As ações foram realizadas na Comunidade Kolping São Francisco de Assis (CKSFA), na Associação Construtores de Um Mundo Melhor (ACMM), com o grupo de idosos Primavera da ACMM, com usuários da APAE e também com famílias acompanhadas pela Associação Restaurar. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre a prevenção da violência e fortalecer a rede de proteção no município.

Durante os encontros, os participantes receberam orientações sobre como identificar situações de risco e a importância de agir diante de qualquer sinal de abuso ou violência. De forma simples, acolhedora e adaptada a cada público, foram trabalhados temas como a importância de dizer “não” diante de situações inadequadas, afastar-se de pessoas ou ambientes que ofereçam risco e buscar ajuda de um adulto de confiança sempre que algo causar medo, tristeza ou desconforto.

As atividades também destacaram o papel fundamental das famílias, da comunidade e das instituições na construção de ambientes seguros e protetivos para crianças e adolescentes. A conscientização e a informação são ferramentas essenciais para prevenir violações de direitos e garantir que vítimas e testemunhas saibam onde buscar apoio.

Segundo a equipe do CREAS, o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva que exige atenção permanente da sociedade. A campanha Maio Laranja reforça a necessidade de romper o silêncio e estimular a denúncia de qualquer forma de abuso ou exploração.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue comprometida com a promoção de ações educativas e preventivas que fortaleçam a rede de proteção e contribuam para o desenvolvimento seguro e saudável de crianças e adolescentes.

Proteger é um ato de amor. Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Notícias semelhantes