Matéria Especial: 20 de setembro, dia do Gaúcho e comemoração da Revolução Farroupilha

Foto: Jornal do Brasil

O gaúcho quando viaja deixa as expressões gauchescas pelos lugares; o modo de falar, fala muito do jeito do povo, como ‘peleia’, ‘bueno’, ‘barbaridade’, ‘guri’, ‘tchê’, ‘bah’

Quem nunca ouviu a expressão ‘Orgulho em ser gaúcho’? E essa frase é muito verdadeira. A maior porcentagem dos gaúchos tem muito orgulho da sua origem e quando viajam a frase é sempre essa, salientando o orgulho pela terra natal.

Neste dia 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul, é celebrado o Dia do Gaúcho. A data comemora a grande Revolução Farroupilha, um marco na história do Rio grande do Sul. A guerra aconteceu durante 10 anos, entre 1835 a 1845, que tratava entre o Estado e o Império Brasileiro motivado pela economia, pelo preço do charque e injustiças sociais.

A história do Rio Grande é intensa e bem longa. Mas quando se fala em ‘Gaúcho’ e ‘Gaúcha’ são de algumas características que as pessoas lembram. Os gaúchos e as gaúchas são consideradas pessoas muito bonitas, amam churrasco, chimarrão, rodeios, invernadas, danças entre outras tradições gauchescas.

No Rio Grande há uma grande diversificação de atividades. Além disso, é considerado um estado com uma culinária espetacular. Comidas diferentes, bem preparadas e com aquele tempero especial.

Expressões gauchesca

O gaúcho quando viaja deixa seu dicionário diferenciado nos lugares. Algumas palavras culturais, como modo de falar, além de engraçadas falam muito do jeito do povo. Você sabe o que significa ‘peleia’, ‘bueno’, ‘barbaridade’, ‘guri’, ‘tchê’, Bah?

Então bora conferir:

“BAH” : interjeição que vale para quase TUDO! É, claro, dependendo da entonação, pode ser usado como: surpresa, rejeição, raiva, medo, alegria, aprovação e até admiração!

“BARBARIDADE”: designa admiração, espanto, surpresa, estupefação!

“TCHÊ”: é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém. Tem quem acredite que “tchê” significa “cara”, mas é muito mais intenso que isso: “tchê” significa “bah, cara!”.

“TRI”: uma versão minimalista, adaptada pela geração Y, do antigo “tri legal”, que caiu em desuso nos anos 1990;

“CAPAZ: significa imagina. Na prática, o  exclamativo “capaz!” significa “não precisa” ou “não se preocupe“. Enquanto isso, dizer “bem capaz” significa “não” e dizer “capaz que não” significa “sim“. Entendeu?

“SE ARRIAR”: significa tirar sarro, fazer graça

“PELEIA”: significa briga, disputa

“GURI”: menino, garoto

“GURIA’: menino, menina

 

Imagem Divulgação

 

3. Chimarrão

Você já deve ter visto eles com a cuia e a térmica em todos os momentos: praia, serra, aniversário, jogos de futebol, trabalho, dia ou noite, inverno ou verão e etc. Sabe porquê? Essa é a bebida tradicional dos gaúchos!

E entenda: se bebe quente, é amarga e não, você não pode tomar só um golinho. E nem ouse perguntar se pode colocar açúcar, tchê!

4. Clássico GRENAL

Ah, se você é gaúcho, então você torce para o (Grêmio ou Inter). Sim, no futebol no Rio Grande do Sul, tem uma grande disputa entre clubes: Grêmio ou Internacional. Tem outros times como Juventude, Caxias… mas o Estado se divide mesmo nesta ‘peleia’ entre os dois! E o grito de guerra nos estádios é bem bairrista: “Ah! eu sou gaúcho”.

5. Churrasco é um evento, não uma refeição.

Não é novidade para ninguém que o churrasco é o prato típico do Rio Grande do Sul. Mas ele não é só uma refeição, ele é um evento lá pelos pagos.

A tradição gaúcha remete ao companheirismo, à confraternização, ou seja é aquele momento de reunir família, amigos e as pessoas mais queridas. É o momento de comer devagar e sem pressa.

Além da carne, o que não pode faltar no “churras” dos gaúchos? Aquela salada clássica de maionese e também aquela polentinha!

6.  ‘Xis’ é um patrimônio valioso

Nada de cachorro-quente, ou misto quente. O lanche tradicional é o xis. Não sabe o que é “XIS”? Como explica? Não é um sanduíche, não é igual a um hambúrguer… ele é bem peculiar! Ele tem um pão diferenciado, bem grande e é massudo e vai prensado com muitos recheios e salada! Pode ter bife, frango e até coração de galinha. Ou tudo junto também. Ou ter sabores diferenciados como estrogonofe, ou o entrevero – que junta todas as carnes do cardápio. Uma delícia.

8. Músicas típicas da região

Sim, as músicas gaúchas são diferentes. Como assim? Elas tem um linguajar bem característico do Estado, mas encantam muito as pessoas que gostam de conhecer novas culturas. Conheça alguns sucessos.

9. E TODOS sabem cantar o hino do Rio Grande do Sul

Isso mesmo! Você sabia que todo o estado tem um hino? Os gaúchos cantam o hino em qualquer lugar e sabem a letra todinha do início ao fim!!!!

Ah e lá vai uma dica gaúcho não gosta que os brasileiros  ou os estrangeiro se refiram ao RS simplesmente como “Sul”, tem que Rio Grande do Sul!

Fonte: Jornal do Brasil ANA PAULA SILVEIRA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes