Mato Grosso do Sul cria força-tarefa para enfrentar El Niño e monitorar eventos extremos

O Governo de Mato Grosso do Sul criou um grupo de trabalho com participação de 11 órgãos estaduais para acompanhar o fenômeno El Niño. A força-tarefa vai monitorar indicadores hídricos, calor extremo e riscos de incêndios florestais no Estado.

O grupo de trabalho foi implementado por meio do Decreto nº 16.808, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (26), com assinatura do governador Eduardo Riedel.

A definição ocorre após temporais com ventania e recorde de acumulado de chuva alagarem ruas, derrubarem árvores e deixarem famílias desalojadas e ilhadas em várias cidades de Mato Grosso do Sul, com a cheia de vários rios. O El Niño é apontado como responsável por potencializar os cenários de tempo severo.

Força-tarefa

Entre as competências do grupo, estão acompanhar a previsão do tempo e os dados de chuva, umidade e incêndios, além de consolidar informações sobre riscos e impactos do fenômeno e identificar ações que necessitem de integração das entidades.

Além disso, a força-tarefa deve acompanhar medidas preventivas e elaborar relatórios de acompanhamento do cenário climático e das medidas adotadas pelo Estado. O comitê segue ativo enquanto houver necessidade em decorrência do El Niño.

O grupo de trabalho deve definir calendário de reuniões. Outras entidades podem ser convidadas a participar eventualmente. O comitê terá coordenação da Semadesc-MS (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS). Não haverá remuneração adicional aos integrantes.

Confira os 11 órgãos e entidades que compõem o grupo de trabalho:
  • Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)
  • Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil da Segov
  • Secretaria de Estado de Saúde (SES)
  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
  • Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog)
  • Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul)
  • Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS)
  • Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS)
  • Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul)

Leia o decreto: El-Nino

Notícias semelhantes