Mato Grosso do Sul recebe 20 mil doses de vacina contra covid

Mato Grosso do Sul recebeu, nesta semana, 20 mil doses da vacina contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Todos os municípios do estado receberão o imunizante, que deverá ser destinado ao grupo prioritário.

Nomeada de Zalika e fabricada pelo Instituto Serum, na Índia, a vacina é indicada para pessoas a partir dos 12 anos e deverá atender pessoas imunocomprometidas, profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Esta é a primeira vez que MS recebe as doses do fabricante, ampliando as opções disponíveis na rede estadual.

A entrega dos imunizantes começou nesta quarta-feira (12) e deve ser concluída nos próximos dias. “É importante destacar que a vacinação contra a Covid-19 está em constante evolução, com atualizações frequentes baseadas nos avanços científicos e na disponibilidade de novos imunizantes. Por enquanto, trabalharemos com três vacinas principais, incluindo essa novidade, para atender às estratégias definidas para o final deste ano e início de 2025”, destacou o gerente de imunização, Frederico de Moraes.

Mudança

Outra novidade apresentada pelo Ministério da Saúde é a implantação de gestantes e idosos, com mais de 60 anos, no esquema de vacinação de rotina contra a covid-19. Mulheres que estiverem grávidas deverão receber o imunizante mais atualizado durante o período gestacional, enquanto os idosos receberão uma dose a cada seis meses.

“As gestantes receberão uma dose durante a gestação, encerrando o esquema vacinal nesse período. Já os idosos deverão receber uma dose a cada seis meses, considerando que estudos comprovam que, com o passar do tempo, os níveis de anticorpos diminuem, reduzindo a proteção. Além disso, recebemos um novo imunizante, o que também representa uma novidade importante para reforçar a proteção desses grupos prioritários”, explica Frederico.

Quanto às crianças, aquelas com idade entre seis meses e 4 anos continuação recebendo aplicação das doses Pfizer e Moderna XBB. Para o público entre 5 e 11 anos, as doses recebidas serão da Pfizer e Moderna.

 

Matéria: Campo Grande News

Notícias semelhantes