A busca das companhias do Centro-Oeste do país por recursos financeiros apresentou crescimento em todas as Unidades Federativas. O estado de Mato Grosso do Sul registrou a maior alta (20,5%) no mês de junho, em comparação ao mesmo período em 2024.
Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. No cenário nacional, a procura das empresas por recursos financeiros teve um salto de 10,5% em junho de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A economista Camila Abdelmalack destacou que apesar do nível elevado de juros, a demanda por crédito empresarial segue em patamar bastante alto.
“Muitas empresas têm buscado crédito para renegociação de dívidas, recomposição de capital de giro e enfrentamento de pressões de custo, em um contexto de incertezas econômicas e desafios operacionais”, detalhou.
Na análise por setor, “Serviços” se destacou com variação de 17% em junho de 2025 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Camila ressalta que a maior procura por recursos financeiros pode ser um reflexo do alto volume de empresas negativadas que atuam nesta frente.
“Muitos buscam esta alternativa por conta da retração da atividade econômica no país, que dificulta a geração de renda e acende a necessidade de valores adicionais para manter as contas em dia”, comenta.
Dados completos
As micro e pequenas empresas apresentaram um aumento de 10,8% na procura por crédito, e médias 2,0%. As grandes registraram queda de 0,7% no comparativo anual.
Na visão estadual, Alagoas foi a única a apresentar retração na procura por crédito, enquanto o Amazonas teve o maior aumento neste mesmo indicador, de 26,9%.
Logo na sequência, MS aparece na segunda posição dentre os estados que tiveram maior crescimento de procurar por serviços de créditos no mês de junho.
Fonte: Jornal Midiamax