Mato Grosso do Sul ultrapassa 1,3 gigawatt de capacidade em geração solar própria

Mato Grosso do Sul atingiu mais de 1,3 gigawatt (GW) de potência instalada em geração própria de energia solar, contando com mais de 118 mil sistemas de energia solar em operação, instalados em telhados e pequenos terrenos, distribuídos em 79 cidades, o que representa a totalidade dos municípios da região. Os dados são da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Atualmente, mais de 171 mil consumidores de energia elétrica no estado já desfrutam de redução na conta de luz, maior independência e confiabilidade no fornecimento. Desde 2012, essa modalidade de geração atraiu para Mato Grosso do Sul investimentos superiores a R$ 6,1 bilhões, criou mais de 39 mil empregos e gerou uma arrecadação de mais de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.

Para fomentar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR sugere a criação e ampliação de programas, políticas e incentivos locais para o crescimento da energia solar. Entre as recomendações estão a incorporação da tecnologia fotovoltaica em edifícios públicos, habitações populares e programas de universalização do acesso à eletricidade.

Conforme a Associação, o crescimento da energia solar contribui para diversificar a matriz elétrica do Brasil, ajudando a economizar água nos reservatórios das hidrelétricas e a reduzir a necessidade de uso de combustíveis em termelétricas durante o dia.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes