Nesta sexta-feira (6), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo vermelho para onda de calor em Mato Grosso do Sul. Conforme a publicação, a temperatura está em constante elevação, ficando pelo menos 5ºC acima da média. Além disso, também está em vigor alerta de perigo para o tempo extremamente seco, na faixa dos 12%.
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população a redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Sobretudo, o tempo extremamento seco e quente também é predominante em quase todo o país. Confira no mapa as áreas de perigo:
Céu coberto por fumaça
Por mais um dia foi impossível ver o azul do céu de Campo Grande escondido pela cortina de fumaça de queimadas na Amazônia e Pantanal. Nesta sexta-feira (6), os ventos de oeste a leste favorecem corredor de fumaça em todo Mato Grosso do Sul.
O sol também está com coloração mais intensa, por influência da fumaça e névoa seca. Para se ter uma ideia da intensidade da fumaça, é possível ver a massa por satélite, conforme o Zoom Earth.
O monitoramento da qualidade do ar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) indica que o índice é de 36%, o que ainda é considerado bom para a saúde.
Fonte: Jornal Midiamax