Médica recebe primeira dose de vacina contra Covid-19 em São Gabriel do Oeste

Foto: Assessoria de Comunicação PMSGO - Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Gabriel do Oeste

A vacinação ocorreu nesta terça-feira (19), às 13 horas, na Central de Vacinas

Em ato simbólico, uma médica especialista em cirurgia-geral foi a primeira profissional da saúde a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Gabriel do Oeste. Eva Wilma Abdo dos Santos Guimarães, de 55 anos, é servidora efetiva do Município e da FUNSAÚDE há quase 30 anos e atua diretamente no atendimento de pacientes com sintomas desde o início da pandemia, ocorrido em março do ano passado.

A vacinação ocorreu nesta terça-feira (19), às 13 horas, na Central de Vacinas localizada no Polo Administrativo da Prefeitura. Para a profissional, foi uma honra poder representar a classe da saúde, no ato, que para ela, marca um novo passo para a população de São Gabriel do Oeste no combate à pandemia.

“Fiquei bastante emocionada e feliz com o convite. Estou muito feliz e não só por ser a primeira, mas pela representação deste momento histórico para São Gabriel do Oeste. Diante de uma pandemia que levou diversas vidas e trouxe tanto sofrimento para inúmeras famílias, é uma honra participar deste momento, que pode ser o início da nossa vitória contra esse vírus”, disse.

 

Servidor da Saúde de São Gabriel do Oeste sendo imunizado. – Foto: Assessoria de Comunicação

 

Além de elogiar o empenho de todos os profissionais da saúde, a médica ainda deixou um recado para toda população. “Confiem nesta vacina. O Brasil tem uma história de exemplo com as vacinas e acredito que não será diferente. Hoje dou o exemplo porque confio na eficácia desta vacina, do contrário, jamais aceitaria este convite. Espero que todos aproveitem esta oportunidade quando for dada. Quanto mais gente se vacinar, mais breve estaremos livres deste vírus que causou tanto sofrimento”, continuou.

De acordo com a secretária de saúde, Francine Gnoato Basso, a escolha da profissional foi feita por indicação de alguns servidores durante reunião para organizar a logística de vacinação. “A Dra Eva é uma profissional antiga e bastante conhecida pela população do município. Tanto nós da secretaria, como o pessoal do Hospital Municipal, acompanhamos a atuação e a colaboração que ela deu no combate à pandemia, especialmente no atendimento de pacientes com sintomas e até mesmo de outros profissionais neste período”, explicou.

 

Equipe do SAMU de São Gabriel do Oeste sendo imunizados – Foto: Divulgação

 

O ato simbólico foi acompanhado pelo vice-prefeito Valdecir Malacarne, no ato representando o prefeito Jeferson Tomazoni, pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha e pelos vereadores Geraldo Rolim e Kalícia de Brito.
Vacinação

Em reunião realizada durante a manhã de hoje, entre a secretária de saúde e representantes das unidades de saúde e Hospital Municipal, foi definida a estrutura de aplicação da vacina no município. As doses começam a ser aplicadas ainda nesta terça-feira, priorizando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

 

Secretaria de Saúde Francine Basso em entrevista ao Veja Aqui MS – Foto: Assessoria de Comunicação

 

Segundo Francine, neste primeiro momento, a imunização será priorizada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de radiologia e coleta de amostras, além de todas as recepções das unidades de saúde e Hospital Municipal. Nesta fase, serviços como SAD (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar) e SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) também serão priorizados. Os motoristas da pasta, especialmente por atuarem com o transporte de pacientes e de amostras de exames, serão vacinados, assim como os trabalhadores da lavanderia do Hospital. Conforme disponibilidade, as vacinas serão destinadas para todos os demais trabalhadores da saúde.

As equipes serão comunicadas pela secretaria sobre horário e local de vacinação. Após a aplicação da primeira dose, será feito intervalo de 28 dias para aplicação da segunda. Todas as vacinas serão registradas via sistema do Plano Nacional de Imunização (PNI) e os pacientes serão monitorados quanto a possíveis reações adversas.

Confira mais fotos:

Fotos: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes