Memórias do Futebol: Conheça a história do Juventus tradicional time dos anos 80 e 90.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Ao recordarmos os grandes jogos de São Gabriel do Oeste dos anos 80 e 90, será difícil não incluir a Associação Atlética Juventus na maioria deles, time de toque de bola e grande movimentação que geralmente entrava em todos os campeonatos como favorito e alimentava o sonho da garotada da época de um dia vestir a camisa do clube.

Time campeão de 1995 Em pé: Daniel , Cenhão, Raimundo, Dado e Dilson Agachados: Gilson, Tidinho, Pezão, Kibinho, Ademir e Gideão
Time campeão de 1995
Em pé: Daniel , Cenhão, Raimundo, Dado e Dilson
Agachados: Gilson, Tidinho, Pezão, Kibinho, Ademir e Gideão

O INÍCIO

Fundado nos anos 80 pelos irmãos Raimundo, formiga e Cordeiros, o Juventus logo despontou como grande time da época, batendo de frente com União Gramadense, Colorado, Zamisul, Ajax e Gramadinho, todos considerados bons times daquela época, onde reinava a bola de couro e o terrão era o palco de grandes jogos.

Juventos ainda nos tempos de terrão. Coma a criança Chicãp, Divino, Raimundo, Hélio, Tiné, Cheroso, Joãozão, Prudêncio, Odilon Agachados: Seu Arlindo, Dado, Tidinho, Nei, Pérsio, João edilson, Formiga
Juventus ainda nos tempos de terrão.
Coma a criança Chicão, Divino, Raimundo, Porcão, Tiné, Cheroso, Joãozão, Prudêncio, Odilon
Agachados: Seu Arlindo, Dado, Tidinho, Nei, Pérsio, João Edilson, Formiga

Podemos destacar grandes jogadores que passaram pelo time como Gideão, o centroavante rápido e driblador e de rara habilidade que tinha como costume pegar a bola no meio campo e levar até o gol adversário, alguns contam que certa vez Gideão driblou toda a zaga adversária e sentou em cima da bola esperando os zagueiros levantarem. Mas não podemos deixar de lembrar dos irmãos Divino e Dado, o primeiro provavelmente o melhor zagueiro que pisou em nossa cidade, o segundo um ponta de muita velocidade, o saudoso cheiroso também teve passagem marcante, o volante Vilnes ou alemão como era conhecido, os irmãos Cláudio e Clovis, o meia Cruz,  o Zagueiro Silas, o meia Ademir, o rápido lateral Kibinho, Ema, e grandes goleiros que com certeza não existiram outros iguais como Luizinho Scariot, Genildo(gordo), Pedrão e o saudoso Tiné. Esses e outros fizeram parte da história do time marcado pela presença do zagueiro Raimundo e dos irmãos Mazinho, Gilson, Tidinho, Pezão, Genildo, Didi e Juracy, os Cordeiros de idades diferentes mas que sempre tiveram presentes na história do Juventus.

A.A. Juventus, amistoso contra Rochedo

TORCEDORA ILUSTRE

Os jogos do Juventus eram sempre marcados pela presença maciça da torcida, Seu Julio Cordeiro, Prudêncio, Seu Arlindo e Seu Odilon eram figuras sempre presentes no jogos do time, mas nenhuma figura foi tão marcante nas beiras de campos como Dona Gorete, A esposa do Seu Arlindo era dona de uma ótima garganta e gritava o jogo todo incentivando o time, os gritos de Vaaaaai Dado , Vaaaaaaii Gideão eram frequentes nos jogos da equipe e incentivavam os jogadores, reclamação com Juiz e críticas aos jogares adversários também faziam parte do repertório de Dona Gorete que com certeza foi a torcedora mais apaixonada que o time teve, bons tempos aqueles.

GILBERTO ASSUME O TIME E INVESTE EM ESTRUTURA E BASE

Time Juvenil, Muitos garotos desses estão ainda em atividade
Time Juvenil, Muitos garotos desses estão ainda em atividade

Gilberto da Lajes Itaguassu como era conhecido assumiu o time e apostou em estrutura, fez um campo de treinamento no Jardim Gramado e investiu em categorias de base, com ele à frente o time conquistou diversos campeonatos e foi justamente com ele que o time encerrou suas atividades no ano de 2002.

categorias de base, técnico Vilnes
Categoria de base, técnico Vilnes. Como estão hoje esses pequenos?

FINAL MARCANTE CONTRA ABC EM 1995 E TÍTULO CONTRA A ROSADA EM 1996

Um dos campeonatos que ficaram marcados na história do Juventus foi a grande final do campeonato de campo no Cachimbão em 1995,  o campeonato daquele ano ficou marcado pelo grande investimento e presença de times de outras cidades como o Dersul de Rio Negro e O Ciclo Mania que contava com grande parte do elenco vindo de Campo Grande como o meia Eupidio, o atacante Ceará e o lateral Genildo Mendes que começava dar seus primeiros passos no futebol São Gabrielense, além do zagueiro Carlos Milani que estava no auge de sua forma, já o ABC contava com nomes como Saldanha, Caçapa e Zezinho Gambá e principalmente um grande campeonato de Mano Sé que na semifinal havia marcado cinco gols na vitória surpreendente por 5 a 4 contra a Ciclo Mania. Já o Juventus chegava após vencer o bom time da Planorte. Na final tivemos um grande jogo e com o placar em 1 a 1 e empate também na prorrogação o título foi decidido nas penalidades, aí quis o destinos que justamente dois Raimundos, um o capitão e fundador da equipe e o outro da cidade de Rio Verde perdessem sua cobranças, resultando no título para o ABC.

  No ano seguinte o time chegou novamente à final dessa vez contra o ótimo time da Rosada, que contava com a experiência dos meias Eriberto e Pérsio e outros grandes nomes como Liko, Dico, Marcão e dois meninos que começavam a aparecer para o futebol, Marquinhos Piaia e Régis. O Juventus trouxe de Campo Grande o meia Tatinha, com passagem por times profissionais inclusive no México, o jogador foi decisivo marcando um gol de falta e depois o gol do título na prorrogação já que o jogo terminou empatado no tempo normal, o time conquistava o tão sonhado título no futebol de campo, único na modalidade daquela geração. Vieram vários títulos no society em diversas categorias.

Time veterano Campeão invicto ta Copa Primor em 1999 Em pé: Gilberto, Dilson, Tarsio, Vicente, Guedine Volberto Agachados: Cabeça, Luiz Gaúcho, Martinelli, Roberto e Chicharo
Time veterano Campeão invicto da Copa Primor em 1999
Em pé: Gilberto, Dilson, Tarsio, Vicente, Guedine Volberto
Agachados: Cabeça, Luiz Gaúcho, Martinelli, Roberto e Chicharo

Se você tem alguma foto ou história antiga do nosso futebol entre em contato conosco para contarmos no quadro “Memórias do Futebol”.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes