MS amplia limite de financiamentos e remaneja recursos para atender demanda do agronegócio

Em deliberações publicadas no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira (27), o CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste) anunciou duas novas medidas que ampliam o aporte de recursos destinados ao setor rural em Mato Grosso do Sul. As medidas buscam atender à crescente demanda por máquinas agrícolas e investimentos no campo.

A primeira deliberação estabelece um novo limite de R$ 350 milhões para aprovação de cartas-consulta voltadas ao financiamento de máquinas agrícolas, implementos, caminhões, agregados e aviões agrícolas, todos enquadrados no Programa FCO Rural.

Conforme o CEIF/FCO, o aumento do limite atende às reivindicações das entidades do agronegócio sul-mato-grossense e de agentes financeiros, diante da necessidade de modernização das atividades produtivas, ampliação da eficiência no campo e manutenção do parque tecnológico agrícola. O valor é para o exercício de 2025.

A segunda deliberação autoriza o remanejamento de R$ 300 milhões do Programa FCO Empresarial para o Programa FCO Rural. A decisão ocorreu após o volume de propostas e contratações na linha rural alcançar o teto orçamentário previsto para este ano.

De acordo com o Conselho, o remanejamento tem o objetivo de garantir a continuidade das análises e concessões de crédito rural. Além disso, promete evitar interrupções para produtores, consultores e agentes financeiros que já trabalham na elaboração de projetos de investimento.

As duas deliberações, assinadas pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do CEIF/FCO, Jaime Elias Verruck, já estão em vigor.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes