Com equipe do Corpo de Bombeiros em ação no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul aumentou o grupo de ajuda. Nesta quarta-feira (8), mais 10 pessoas foram encaminhadas ao estado que sofre com fortes chuvas.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). “Estamos trabalhando para apoiar o Rio Grande do Sul e os irmãos gaúchos no sentido de mobilizar suprimentos e pessoas para ajudar neste momento difícil”, afirmou.
Riedel lembrou que também foram enviados carregamentos de água. “Está saindo do Mato Grosso do Sul agora, mais dois caminhões de água e dez pessoas, para somar ao time que já está lá com um helicóptero e duas guarnições de resgate com barcos”, detalhou.
Mais equipes
Na quinta-feira (2) foram enviados alguns bombeiros sul-mato-grossenses. Agora, a equipe que irá até o RS faz parte da Defesa Civil. O coordenador estadual da Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan, disse que o apoio ajudará na logística.
“O Estado deslocou primeiro as equipes de resposta (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), e agora estamos deslocando a parte da Defesa Civil. Com esse apoio entendemos que vamos auxiliar na parte da logística, no recebimento das doações e no direcionamento destes recursos a quem precisa”, explicou.
Na próxima semana, MS deve encaminhar nova equipe e suprimentos para o RS. Caminhões com alimentos e insumos médicos serão enviados na terça-feira (14). A previsão é de que 19 médicos de MS também se desloquem para Porto Alegre.
Inundação histórica
O Rio Grande do Sul vive uma de suas piores tragédias climáticas de sua história. A chuva que persiste há pelo menos uma semana colocou o estado inteiro em situação de calamidade e deve continuar pelos próximos dias, causando mais estragos. O número de mortos já chega a 100 e mais de dezenas de pessoas estão desaparecidas em meio às cheias.
Ao todo, 441 municípios foram afetados e somam mais de 10 mil desalojados. Foram mais de 67,8 mil pessoas prejudicadas.
Fonte: Jornal Midiamax