MS envia mais 10 pessoas para aumentar equipe de resgate no Rio Grande do Sul

Com equipe do Corpo de Bombeiros em ação no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul aumentou o grupo de ajuda. Nesta quarta-feira (8), mais 10 pessoas foram encaminhadas ao estado que sofre com fortes chuvas.

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). “Estamos trabalhando para apoiar o Rio Grande do Sul e os irmãos gaúchos no sentido de mobilizar suprimentos e pessoas para ajudar neste momento difícil”, afirmou.

Riedel lembrou que também foram enviados carregamentos de água. “Está saindo do Mato Grosso do Sul agora, mais dois caminhões de água e dez pessoas, para somar ao time que já está lá com um helicóptero e duas guarnições de resgate com barcos”, detalhou.

Mais equipes

Na quinta-feira (2) foram enviados alguns bombeiros sul-mato-grossenses. Agora, a equipe que irá até o RS faz parte da Defesa Civil. O coordenador estadual da Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan, disse que o apoio ajudará na logística.

“O Estado deslocou primeiro as equipes de resposta (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), e agora estamos deslocando a parte da Defesa Civil. Com esse apoio entendemos que vamos auxiliar na parte da logística, no recebimento das doações e no direcionamento destes recursos a quem precisa”, explicou.

Na próxima semana, MS deve encaminhar nova equipe e suprimentos para o RS. Caminhões com alimentos e insumos médicos serão enviados na terça-feira (14). A previsão é de que 19 médicos de MS também se desloquem para Porto Alegre.

Inundação histórica

O Rio Grande do Sul vive uma de suas piores tragédias climáticas de sua história. A chuva que persiste há pelo menos uma semana colocou o estado inteiro em situação de calamidade e deve continuar pelos próximos dias, causando mais estragos. O número de mortos já chega a 100 e mais de dezenas de pessoas estão desaparecidas em meio às cheias.

Ao todo, 441 municípios foram afetados e somam mais de 10 mil desalojados. Foram mais de 67,8 mil pessoas prejudicadas.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes