MS envia vacina contra dengue para outros estados

A baixa procura no país por vacinas contra a dengue, que havia imunizado só 20% da população prevista até o início deste mês, levou o Ministério da Saúde a pedir ontem (27) aos Estados a redistribuição de doses com vencimento até 30 de abril.

Mato Grosso do Sul é um dos que tem lote disponível para envio, segundo confirmou hoje (28) o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões. A quantidade de doses redistribuídas ainda não foi definida.

O que for encaminhado será “emprestado” e reposto pela pasta federal depois, com doses com data de vencimento mais distante, segundo prevê nota técnica do Ministério.

“Não será doação, é um remanejamento de lotes conforme disponibilidade e excesso em todo o território nacional. Quem está com um excesso e não está tendo demanda suficiente vai redistribuir as vacinas e depois receber novamente os próximos lotes do Ministério da Saúde com uma data de validade mais ampliada”, explica Simões.

Caso não fossem distribuídas, as doses poderiam virar sobras vencidas em Mato Grosso do Sul, diz ainda o secretário. Novas estratégias estão sendo planejadas para aumentar a aplicação de doses, ele adianta.

Estados que vão receber – Ainda segundo nota técnica do Ministério da Saúde, as doses excedentes encaminhadas pelos Estados deverão ser enviadas para os municípios que atualmente lideram o número de casos da doença.

Eles estão principalmente no Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além deles, a capital de São Paulo deve receber.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Notícias semelhantes