MS lidera ranking nacional de baixa umidade e alerta permanece nesta terça-feira

Mato Grosso do Sul ocupa o ranking nacional de calor e baixa umidade relativa do ar nas últimas 24h. O índice alcançou 13% em umidade e temperaturas acima de 38°C.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Porto Murtinho (38,6°C) e Água Clara (38,5°C) ocuparam a quinta e sexta posição entre as mais quentes do Brasil.

Quanto a umidade do ar, Amambai lidera a lista, com 13%. Também estão no ranking Ponta Porã (16%), Porto Murtinho (16%), Itaquiraí (18%) e Ivinhema (18%).

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), este cenário no Estado ocorre devido à atuação da alta pressão atmosférica, que favorece o tempo mais quente e seco. Mesmo com estas condições não se descartam chuvas em algumas cidades, tendo até possibilidade de tempestades isoladas.

Alerta continua

O Inmet renovou o alerta de baixa umidade para 55 cidades de Mato Grosso do Sul. O aviso é válido até 18h de hoje, com umidade entre 20 e 30%. A condição favorece o risco de incêndios florestais e à saúde.

Estão no destaque: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Chuva

Por outro lado, a região pantaneira e norte do Estado estão em alerta de chuvas intensas, com possibilidade de volume de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

Estão neste alerta: Água Clara, Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes