MS tem quase 500 caminhões parados em fila nas fronteiras por conta de operação de auditores da Receita

Mato Grosso do Sul tem quase 500 caminhões parados aguardando liberação alfandegaria nas unidades aduaneiras da Receita Federal em Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20), pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais do órgão no estado (Sindifisco Nacional MS).

Segundo a entidade, as filas são ocasionadas pela operação padrão que a categoria faz desde o dia 27 de dezembro de 2021. A ação faz parte de uma mobilização em protesto pelo corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita em 2022, pelo descumprimento de acordo para regulamentação de um bônus de produtividade e ainda pela falta, desde 2014, de concurso público para a categoria.O G1 MS entrou em contato com a Receita Federal, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

O Sindifisco Nacional MS aponta que a situação mais crítica no estado é no Porto Seco de Corumbá (Agesa), que é o principal corredor de comércio exterior do Brasil com a Bolívia e por onde passam diariamente mais de 200 carretas. No fim da tarde desta quarta-feira, o pátio do Porto Seco tinha 313 veículos e outros 27 fora, aguardando a abertura de vagas.

Em Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai, o pátio da aduana também está lotado, com aproximadamente 70 caminhões.

Na alfandega de Ponta Porã, também divisa com o Paraguai, o quadro se repete, mas com números diferentes. Pelo menos 60 caminhões aguardando liberação alfandegária. Os veículos lotam o pátio e ruas próximas.

Créditos: G1 Ms

Notícias semelhantes