O estado de Mato Grosso do Sul receberá, nos próximos dias, 10.755 doses da vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório), conforme o Ministério da Saúde. O VSR é um dos principais causadores da bronquiolite em recém-nascidos. A vacinação tem como grupo prioritário gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade para a mãe.
De acordo com o ministério, a vacina contra o VSR apresentou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves em bebês nos primeiros três meses após o nascimento. A expectativa do órgão é de que a vacinação aconteça durante todo o mês de dezembro.
O imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e tem como foco a proteção dos bebês menores de seis meses. O objetivo desta campanha em si é vacinar ao menos 80% das gestantes. A vacina contra o VSR pode chegar a R$ 1,5 mil na rede particular.
O vírus é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de 2 anos, segundo o Ministério da Saúde. Até 15 de novembro deste ano, foram registradas 35,5 mil hospitalizações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, foram investidos 1,17 bilhão de reais na compra de 1,8 milhão de doses, que serão distribuídas para os estados. A oferta gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foi possível por um acordo envolvendo o Instituto Butantan e o laboratório produtor.
Na última semana, o Mato Grosso do Sul concluiu a preparação para a vacinação de gestantes. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou treinamento das equipes municipais, ajustou fluxos de atendimento e orientou as UBS (Unidades Básicas de Saúde) que farão a aplicação do imunizante.
Matéria: Campo Grande News





















