Mato Grosso do Sul concentrou os extremos do clima no Brasil nesta terça-feira (19). O Estado registrou tanto a maior temperatura quanto a menor umidade relativa do ar do País, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em Coxim, que fica a 253 km da Capital, os termômetros marcaram 38,3°C, a maior temperatura registrada até as 15h de hoje, empatando com Cuiabá (MT). Logo em seguida aparecem São Miguel do Araguaia (GO), com 38,1°C, e Rondonópolis (MT), com 37,9°C.
Além do calor intenso, cidades sul-mato-grossenses também aparecem no ranking da baixa umidade. Coxim, Paranaíba e Água Clara registraram índice de apenas 13%, considerado estado de alerta de perigo segundo a Organização Mundial da Saúde. No mesmo patamar esteve Campina Verde (MG).
A combinação de calor acima da média e ar extremamente seco aumenta os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como desidratação, alergias respiratórias, sangramento nasal e irritação nos olhos. A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia e ingerir bastante líquido.
Matéria: Campo Grande News





















