Mato Grosso do Sul registrou a queda de, aproximadamente, 23 mil raios durante a última quinta-feira (2), conforme dados do NetClima. Segundo a estimativa, o Estado teve cerca de mil raios por hora, nas últimas 24 horas. Em Campo Grande, foram contabilizadas a queda de mais de 4,5 mil raios.
Mato Grosso do Sul também está entre os estados brasileiros com maior densidade de raios, conforme um levantamento feito pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), vinculado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Na tarde de ontem, diversos campo-grandenses foram pegos de surpresa pela mudança brusca de tempo. A chuva começou a cair no final da tarde na região norte da cidade e rapidamente avançou para o centro. Nos bairros mais ao norte, o relato foi de chuva intensa e até ventania.
De acordo com a meteorologia, pancadas isoladas são típicas desta transição de estação, quando o calor acumulado durante o dia encontra frentes mais úmidas. Como resultado há temporais localizados que, mesmo de curta duração, podem causar ventos fortes e alagamentos pontuais.
Previsão do tempo
A previsão indica sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado nesta sexta-feira (3), com chuvas e chance de tempestade. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento de forma pontual e isolada.
Estão previstas mínimas entre 18 e 20°C e máximas entre 26 e 28°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 20 e 23°C e máximas entre 32 e 34°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 34 e 38°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 28 e 30°C. O Estado ainda pode registrar ventos entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Saiba como se proteger
Diante de condições climáticas como a registrada na última quinta-feira (2), é necessário saber como se proteger e evitar acidentes, principalmente com a rede elétrica. A Energisa alerta que alta incidência de descarga elétrica pode representar riscos à segurança das pessoas, além da infraestrutura em casas e vias públicas.
Conforme explica a coordenadora de Segurança da Energisa MS, Renata Rodrigues de Paula, quando os raios atingem o solo ou estruturas, podem causar incêndios, quedas de energia ou danos em equipamentos eletrônicos.
Por isso é importante tomar algumas medidas preventivas, como: evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica, manter distância de janelas e portas metálicas e não se abrigar sob árvores. Evitar locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares também é recomendado.
As condições climáticas são monitoradas em tempo real pela concessionária, com intuito de elaborar estratégias para redução de impactos. O plano de contingência da Energisa reúne protocolos específicos para garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes.
A concessionária também orienta que qualquer interrupção no fornecimento de energia deve ser comunicada imediatamente pelos canais oficiais de atendimento. São eles:
- Por telefone, discando para o número 0800 722 7272;
- Através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store;
- Pela Agência Digital no site energisa.com.br;
- E via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.
Fonte: Jornal Midiamax