Em uma ação coordenada entre as forças de segurança do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, uma mulher foi presa nesta terça-feira (11), em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Ela é suspeita de integrar um grupo criminoso especializado no golpe do ‘falso advogado‘.
A prisão temporária e o mandado de busca e apreensão foram cumpridos por equipes do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Dourados, atendendo a uma investigação conduzida pela Polícia Civil de Florianópolis, em Santa Catarina.
A investigada de 33 anos é moradora da Rua Manoel Amaro de Matos, no bairro Parque do Lago, em Dourados. Ela é apontada como peça fundamental no esquema, pois emprestava suas contas bancárias para o recebimento dos valores obtidos de forma ilícita pelo grupo criminoso.
De acordo com o Jornal Midiamax, a Polícia Civil de Santa Catarina ainda trabalha para detalhar a participação da douradense, os valores totais movimentados pelas contas e o número total de vítimas atingidas pelo esquema.
O golpe do ‘falso advogado’ consiste em criminosos que se passam por profissionais do Direito para enganar vítimas, frequentemente aquelas que já apresentam processos judiciais em andamento.
Eles solicitam depósitos urgentes sob a alegação de serem taxas, custas processuais ou valores referentes a ganhos judiciais inexistentes, induzindo a vítima a transferir dinheiro via Pix ou depósitos diretos.
Conforme matérias publicadas, esse tipo de golpe tem ocorrido com frequência. Nesta segunda-feira, duas pessoas foram vítimas de estelionatários e perderam mais de R$ 35 mil.






















