Nebulosidade segura temperatura e mínima é de 9,3ºC no sul de MS

Foto: Hérica Bortolini

A nebulosidade que deixou MS com cara de inverno funciona como “colchão” e não deixa temperatura despencar como na semana passada

A alta nebulosidade em Mato Grosso do Sul deixou cenário típico de inverno, mas também contribuiu para que as temperaturas mínimas não fossem tão rigorosas quanto na semana passada, quando massa de ar polar entrou no Estado. A menor foi em Sete Quedas, 9,3ºC, bem diferente dos registros anteriores, em que índice quase chegou a zero.

Os dados são do serviço meteorológico da Uniderp/Anhanguera que registrou nevoeiro e chuvisco em pelo menos 21 municípios do Estado. Durante a madrugada, a mínima chegou a 14,2ºC em Campo Grande e foi no sul do Estado que os menores índices foram registrados: Iguatemi (9,4ºC), Amambai (10,7ºC) e Ponta Porã (11,7ºC).

Conforme o serviço meteorológico, no resto do Estado, as mínimas oscilaram de 11ºC a 15ºC, como em Itaquiraí e Bataguassu, respectivamente.

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Brasília, Olivio Bahia, explica que é justamente a mistura da nebulosidade com forte nevoeiro que não derrubou as temperaturas como ocorreu na semana passada.

“Essa mistura é uma espécie de colchão”, disse Bahia. Durante o dia, a radiação solar é absorvida pela superfície e, em noite sem essa nebulosidade, ela se dissipa, deixando o ar frio. “Com a nebulosidade, bate na nuvem e fica como reaquecimento”. Ao amanhecer, o sol volta a ter influência, mantendo as temperaturas em patamares mais altos.

O meteorologista explica que as próximas frentes frias podem provocar novas baixas de temperaturas, mas depende da intensidade com que vão chegar ao Estado, podendo ter geada na região sul.

São Gabriel do Oeste

Em São Gabriel do Oeste a mínima é de 14°C, o sol aparece aos poucos pela manhã com nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. A máxima é de 24°C, a umidade relativa do ar fica entre 51% e 98%.

Antonio Soares, com informações do Inmet e CGNEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes