Novembro Azul: Prefeitura de São Gabriel do Oeste realizou palestra sobre câncer de próstata para servidores

Foto: Assessoria de Comunicação PMSGO
O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal manhã desta quarta-feira (25) e reuniu os servidores do município para um debate sobre saúde

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Formação Continuada e Permanente, promoveu na manhã desta quarta-feira (25), uma palestra voltada para o público masculino em alusão a Campanha Novembro Azul.

O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, reuniu os servidores do município para um debate sobre saúde. A palestra com o tema “Homem que se cuida, não perde o melhor da vida” foi ministrada pelo Dr. José Edacyr Simm e abordou a importância dos exames relacionados à prevenção do câncer de próstata.

Durante a palestra, o médico falou sobre dados estatísticos em relação a busca do público masculino por atendimento na atenção básica de saúde e alertou sobre a necessidade da construção de uma cultura de prevenção entre os homens. “A presença do homem ainda é bastante limitada quando contabilizamos a procura por consultas na rede municipal de saúde; há medo e uma certa resistência, principalmente quando falamos sobre o exame da próstata. Precisamos quebrar essa barreira e entender que é através da prevenção e da realização rotineira de exames que podemos alcançar uma vida mais saudável”, informou Dr. Edacyr.

Ainda foram apresentadas informações sobre como são realizados os exames de próstata; quais os principais sintomas das doenças da região pélvica masculina, os tipos de tratamento e as formas de prevenção. No final do evento, o médico respondeu todas as dúvidas do público presente.

O Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros, após o tumor de pele não melanoma. Um levantamento do Inca estima um risco de 66 novos casos a cada 100 mil homens.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Secretaria de Saúde alerta que: a detecção precoce do câncer é a melhor estratégia para obter a cura.

Informações: Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes