O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata – o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A partir desta quarta-feira (09/11), em uma ação da Campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Laboratório são Francisco vai disponibilizar 300 exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata) nas Unidades de Saúde da cidade.
Serão atendidos homens com 50 anos ou mais. Para tanto, basta procurar sua unidade entre os dias 9 e 18 de novembro e apresentar documento pessoal e o Cartão do SUS; a equipe estará realizando o agendamento imediato para a o teste de PSA. De acordo com a enfermeira coordenadora dos Programas de Saúde, Jucileia Magalhães, serão ofertados 30 cadastros por posto de saúde.
O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, este tumor cresce muito lentamente e em grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial. Em fases mais avançadas pode manifestar-se através de sinais como a dificuldade em urinar, urina escura, dor ao ejacular e a sensação de que a bexiga está sempre cheia.
O PSA é um exame de sangue comum que avalia o hormônio Antígeno prostático específico – uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal.