O número de empresas abertas em outubro cresceu 16,4% no Estado comparado ao mesmo período do ano anterior. O dado é da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e mostra que o setor de serviços e comércio são os que mais prosperam. Ao todo, são 841 novos postos de trabalho contra 722 registrados em outubro de 2022.
Das 8.679 empresas abertas ao longo do ano, 6.223 são de serviços, 2.128 do comércio e 328 são da indústria. O levantamento aponta que o setor de serviços continua liderando as aberturas com 619 firmas, seguido pelo comércio com 193 e indústria com 29.
Entre os municípios que mais abrem novos estabelecimentos estão Campo Grande, com 375, seguida de Dourados com 98 e Três Lagoas com 27.
Para aumentar a participação na economia e dar mais competitividade às empresas, Mato Grosso do Sul conta agora com o Balcão Único/MS Agiliza Empresas. O recurso foi lançado nesta segunda-feira (13) pelo governador Eduardo Riedel.
O objetivo é permitir que pequenos e médios empresários façam o processo de abertura do próprio negócio de maneira simples e automática, por meio de um formulário digital que coleta os dados para o registro e o funcionamento das empresas. No dia de lançamento, 52 novas solicitações foram feitas. A ferramenta é gratuita.
O secretário da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, disse que a ação está vinculada às empresas que desenvolvem atividades consideradas de Baixo Risco, ou seja, aquelas que por lei estão dispensadas de licenciamentos e alvarás de localização e funcionamento.
“O processo também prevê a gratuidade da formalização, desonerando, assim, o empreendedor no início das suas atividades. Quando estabelecemos a Lei de Liberdade Econômica visando melhorar o ambiente de negócios, uma das questões era como dar agilidade no processo e promover o engajamento dos municípios. O MS Agiliza Empresas vem ajudar neste sentido. São atos que agilizam a empresa.”
Ele acrescentou que as pequenas empresas estão em todas as regiões do Estado e têm contribuído para o avanço da economia. O que significa que Mato Grosso do Sul está crescendo e tem mercado suficiente para expansão.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS