“Operação Campo Limpo”: Homem investigado por crime de abigeato é preso em Rio Verde

Nesta quinta-feira (7) a Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de MT participou da OPERAÇÃO CAMPO LIMPO, que visa o cumprimento de mandados judiciais de prisão, busca e apreensão, barreiras, fiscalização sanitária e outras ações visando o combate ao crime de abigeato em todo o Estado.

Ao longo do dia, foram cumpridos 5 (cinco) mandados de busca domiciliar pelo Setor de Investigações, sendo, ainda, efetuada a prisão preventiva de P. F. S, investigado pelo crime de abigeato praticado neste município, que teve sua prisão decretada após descumprir o regime de monitoramento eletrônico.

Inúmeros estabelecimentos comerciais (mercados, açougues e congêneres) foram fiscalizados no município com o apoio da Vigilância Sanitária, oportunidade em que os produtos destinados para consumo foram verificados. Na ocasião, um mercado foi autuado por infração sanitária, sendo apreendido aproximadamente 11kg de carne bovina sem procedência. Além disso, a equipe policial diligenciou até a área rural para patrulhamento e fiscalização de veículos de transportes de animais e de fazendas intimamente ligadas com crimes de abigeato.

Conforme nota pública da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, “a ação tem como objetivo garantir o patrimônio e a segurança dos produtores, trabalhadores e população que reside ou trabalha onde estão sendo desenvolvidas atividades rurais e contou com o apoio técnico do IAGRO – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Vigilância Sanitária para aferir a regularidade sanitária das propriedades vinculadas às pessoas suspeitas. (…) Importante lembrar que animais objeto de abigeato ingressam num mercado negro que envolve transportadores, corretores, escritórios e até mesmo frigoríficos, que dificulta ou anula a fiscalização sanitária e pode comprometer a saúde do rebanho estadual”.

Notícias semelhantes