OPERAÇÃO MATAÁ: PF apreende armas e munições e prende homem em operação contra incêndios no Pantanal

Foto: Divulgação PG - Armas e munições apreendidas durante a operação deflagrada pela PF.

A ação tem objetivo de apurar e responsabilizar criminalmente possíveis autores das queimadas recentes ocorridas no Pantanal sul-mato-grossense

A Polícia Federal apreendeu duas pistolas, um revólver e 152 munições, 44 delas de calibre restrito, durante cumprimentos de mandados de busca e apreensão dentro da Operação Mataá, desencadeada na manhã desta segunda-feira (14/9) em Corumbá e Campo Grande.

A ação tem objetivo de apurar e responsabilizar criminalmente possíveis autores das queimadas recentes ocorridas no Pantanal sul-mato-grossense.

O flagrante ocorreu na casa de um proprietário rural, morador em Corumbá. Ele acabou preso por posse ilegal de arma de fogo.

Para a operação, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão nos dois municípios. De acordo com a Polícia Federal, através de imagens de satélites e sobrevoo das áreas, identificou-se o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região.

Assim, os agentes conseguiram chegar à essas áreas utilizando aeronaves e embarcações.

O dano ambiental apurado supera 25 mil hectares do bioma pantaneiro, conforme relato da PF, atingindo áreas de preservação permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense e da Serra do Amolar.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto as Unidades de Conservação, incêndio e poluição, cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Mataá

A Operação foi denominada “Mataá”, que significa “fogo” no idioma guató, em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes