Devido ao aumento do número de notificações e casos de síndromes gripais em São Gabriel do Oeste, a Secretaria de Saúde irá restringir o horário de atendimento nas unidades de saúde da cidade. O objetivo é delimitar o atendimento para os cidadãos que apresentarem sintomas relacionados aos vírus da Influenza e Covid-19 (sintomas respiratórios).
A partir do dia 13 de janeiro (quinta-feira), todos os postos do município atenderão com exclusividade os casos suspeitos de síndromes gripais no período vespertino (das 13h às 17h). A Secretaria ainda informa que no período da manhã serão mantidas consultas, curativos e aplicação de vacinas do calendário nacional de imunização e da Influenza H1N1.
De acordo com a coordenadora de atenção básica e imunização, enfermeira Thais Marocco, a medida é necessária para adequar os atendimentos em razão da procura elevada de pacientes com sintomas respiratórios. “Estamos com uma demanda muito grande de casos suspeitos de síndromes gripais, por isso pedimos a compreensão da população para que as equipes de saúde possam absorver essa demanda”, explicou.
Thais também orienta que as pessoas com sintomas associados aos vírus da Influenza e Covid-19 evitem o contato com outras. “Pedimos que a população que mantenha os cuidados necessários, principalmente quando falamos em isolamento nos casos de suspeita de contaminação viral. Além disso, a utilização de máscara e a álcool 70% para higienização das mãos são comprovadamente eficazes para evitar o contágio”, pontuou.