O Pantanal continua segue com dificuldades por conta do clima da região. Em março, a maioria dos municípios localizados no bioma estão em situação de seca extrema, de acordo com dados do Monitor de Secas catalogados pelo CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O Monitor de Secas observa a quantidade de chuva ocorrida em cada município com base nas amostras registradas pelas estações meteorológicas do INMET.
A classificação dos municípios vai de 1 a 5 seguindo esses acumulados de chuva, sendo atribuído o valor 1 aos municípios que não apresentaram seca relativa (ou seja, choveu a mesma quantidade que a média histórica ou acima), 2 para aqueles onde ocorreu seca fraca, 3 para seca moderada, 4 para seca grave, 5 para seca extrema e 6 para seca excepcional.
Nenhum dos municípios de Mato Grosso do Sul foi classificado, segundo o órgão, livre da seca ou com seca fraca. As cidades só apresentaram níveis de seca moderada a seca excepcional (conforme imagem).
Ainda assim, o mês de março apresentou índices de chuva acima da média histórica em grande parte do Estado, com acumulados entre 120 e 240 milímetros.
Fonte: O Pantaneiro