A Secretaria Educação de São Gabriel do Oeste deu início ao programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania (UPT)”, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. O objetivo da ação é despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade.
O programa foi apresentado pelas representantes da CGU/MS, Camila Soléra e Laís Hernandes, aos professores da disciplina de Arte da rede municipal durante a Formação Compartilhada. A capacitação do programa aos professores será executada no formato online, com o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
O material didático-pedagógico trata de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania, alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o conteúdo oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como autoestima, respeito e tolerância, inclusão e combate ao bullying, democracia, participação social, patrimônio público, ODS e meio ambiente, solidariedade e voluntariado, entre outros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Daniele Emiliani, essas iniciativas estimulam a formação social das crianças, preparando-as para uma participação mais ativa na sociedade. “Esse programa apresenta um conteúdo complementar ao trabalhado em sala de aula por nossos professores, abordando de forma dinâmica aspectos importantes de cidadania nas crianças”, explicou Danieli.
O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), com ilustrações de personagens da Turma da Mônica. E ainda, materiais complementares como vídeos, tirinhas, histórias que podem ser usados livremente pelo educador em qualquer ano escolar.