Pescadores são autuados em R$10 mil por pesca predatória durante período de Piracema

Foto: Carro apreendido na rodovia MS-352 — Foto: PMA/ Reprodução

Dois pescadores, de 32 e 46 anos, foram autuados em R$ 10.160,00 por pescarem na noite desta terça-feira (8), no rio Aquidauana, durante a piracema, período de reprodução dos peixes, no qual a atividade é proibida.

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, que trabalham na operação Piracema, receberam denúncias de que infratores estariam praticando pesca durante o período proibido e retirando peixes vivos no rio Aquidauana, em Terenos, e os transportando para fora do estado.

Os pescadores foram abordados em um veículo na rodovia MS-352 e, na carroceria, foram encontrados dois exemplares de peixes da espécie cachara, pesando cerca de 8 kg, vivos em um tambor de 500 litros com oxigênio.

De acordo com a PMA, os infratores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Terenos.

Operação Piracema

Durante piracema, equipes percorrem rios para fiscalizar cumprimento de decreto — Foto: PMA/ Divulgação

Durante piracema, equipes percorrem rios para fiscalizar cumprimento de decreto — Foto: PMA/ Divulgação

A Operação Piracema começou no dia 5 de novembro, em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul. A pesca está proibida até o dia 28 de fevereiro de 2023. Durante esse período, ocorre a migração dos peixes para desova e reprodução das espécies.

O principal objetivo é proteger a fauna e flora aquáticas.

Fonte: G1 MS

Notícias semelhantes