PIB da agropecuária deve crescer 10% em Mato Grosso do Sul em 2023

Diante das perspectivas positivas para o agronegócio em Mato Grosso do Sul neste ano, o setor deve aumentar sua participação no Produto Interno Bruto (PIB), com uma projeção de crescimento de 10%, conforme estimativa do setor.

A produção agrícola em expansão, assim como a suinocultura e a avicultura, devem ampliar o desempenho do segmento.

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, aponta que, segundo as tendências observadas no setor para este ano, em MS, é válido expressar otimismo quanto à contribuição do setor para o PIB do Estado.

“A produção agrícola tem demonstrado um notável crescimento, com expectativa de que a produção total varie mais de 12%, em termos de toneladas, em comparação ao ano anterior. Esse acréscimo será refletido positivamente no valor bruto da produção [VBP], prevendo-se um aumento em torno de 10%”.

Para o representante da Semadesc, a potência da agricultura no Estado se deve, em grande parte, à robustez da safra anual, que tem apresentado números impressionantes e promete continuar nesse caminho de desenvolvimento.

“O PIB da agropecuária em Mato Grosso do Sul para 2023 vai experimentar um crescimento significativo. Assim, o cenário para este ano é promissor, com indicativos de um ano de crescimento e fortalecimento para a agropecuária de Mato Grosso do Sul”, avalia Verruck.

Análise

O economista do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Staney Barbosa Melo, ressalta que MS tem muito potencial para construir riqueza no campo.

“Tanto que parte importante do PIB do Estado depende fundamentalmente dessa atividade. Esse viés produtivo, aliado ao trabalho duro que o setor agropecuário emprega todos os dias, deve resultar, este ano, em um novo ciclo de crescimento do PIB do Estado”, pontua.

O representante do SRCG ainda afirma que todo o crescimento está calcado no setor primário, que aponta avanços importantes este ano.

“No campo da agricultura, a Semadesc projeta um aumento de 12,16% na produção agrícola do Estado, que passará de 63,85 milhões de toneladas para 71,62 milhões de toneladas de grãos neste ano”.

Com base nos dados da Carta de Conjuntura da Agropecuária da Semadesc, o crescimento aguardado no Estado está atrelado ao bom desempenho do agronegócio, que, comparado aos dados de 2022, traz uma variação positiva de 12,16% em relação à produção e de 3,26% em relação à área colhida estimada.

Ainda de acordo com o relatório estadual, neste ano, o milho 2ª safra tem uma produção estimada de 12,88 milhões de toneladas, ou seja, 1,01% superior à do ano anterior; para a cana-de-açúcar, o volume é de 42,91 milhões de toneladas, aumento de 5,28%.

O VBP do segmento agrícola é estimado em R$ 52 bilhões neste ano, uma variação positiva de 10,03%, ante o valor registrado em 2022.

Considerando o setor agropecuário estadual como um todo, a agricultura responde por 72,76% do VBP estadual. Nacionalmente, MS se encontra na sétima posição entre os estados com maior produção agrícola.

Na pecuária, Mato Grosso do Sul mostra seu potencial produtivo: em junho deste ano, registrou 18,45 milhões de cabeças de gado, 1,77 milhão de suínos, 114,85 milhões de aves e, ainda, 1 milhão de peixes.

Sobre a pecuária, Jaime Verruck ressalta que, apesar de uma ligeira redução ser esperada, em função do menor número de abates de bovinos e de questões de preço, devem ser considerados os avanços significativos observados na suinocultura.

“O crescimento nessa área demonstra a diversificação do setor pecuário, o que é um indicador positivo para a sustentabilidade e a estabilidade da economia agropecuária como um todo”.

Ao considerar o setor agropecuário como um todo, a pecuária deve responder por 27,24% do VBP estadual. No ranking nacional, por sua vez, MS ocupa a oitava posição entre as 27 unidades federativas do País.

Entre os componentes do VBP da pecuária, a produção de bovinos é responsável pela maior parte dos valores estimados para este ano, 74,63%.

Nacional

O PIB brasileiro apresentou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre deste ano, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação ao mesmo período do ano passado. Em paralelo, a produção agropecuária do País acumula elevação de 21,6% no mesmo intervalo.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário este ano.

Após revisão de dados, o patamar de crescimento saltou para 13,2% no ano, tendo por base novas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e das pesquisas trimestrais de abate, leite e ovos do IBGE.

 

Fonte: Correio do Estado 

Notícias semelhantes