Pior que deserto, umidade do ar pode cair para 10%

A meteorologia indica que pelo menos até quinta-feira o tempo permanecerá quente e seco, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas vão se manter estáveis e acima da média, aliado a valores muito baixos de umidade relativa do ar que pode atingir 10%, segundo alerta do Cemtec. Esse índice é menor do que a média encontrada no Deserto do Saara, por exemplo,que em média registra 16% de umidade.

Campo Grande chegou aos 18% ontem. O máximo no Estado deve chegar a 30%. Na segunda, das 10 cidades mais secas do Brasil, 3 eram de Mato Grosso do Sul, todas com 15%: Coxim Jardim e Miranda. Para esta terça, o maior risto está na região de Água Clara e Caarapó.

Os índices estão abaixo do considerados ideais pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de até 60%, e traz prejuízo a saúde. A recomendação é hidratar-se, ingerindo água, e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.

Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas mínimas permanecem amenas, com sensação de friozinho, mas as máximas sobem rapidamente com a presença de uma grande massar de ar seco.

O Cemtec explica que esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.

Campo Grande tem céu aberto e registra 18ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima para hoje é de 32ºC. A temperatura deve chegar aos 33ºC na quarta, quinta e sexta-feira.

Outras máximas para esta terça-feira são de 35ºC em Corumbá, 34ºC em Porto Murtinho e Coxim, 32ºC em Três Lagoas, Paranaíba, Maracaju e Bonito, 31ºC em Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Nova Andradina e Naviraí, e 29ºC em Ponta Porã.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Notícias semelhantes