PMA de Miranda e PRF autua homem transportando galos para participar de rinhas na Bolívia

Foto: Divulgação PMA/PRF

A PMA verificou que todos os galos tiveram as esporas removidas, o que caracteriza crime de maus-tratos

Policiais Militares Ambientais de Miranda receberam na noite desta terça-feira (14), Policiais Rodoviários Federais que conduziam um motorista de aplicativo, residente em São Paulo (SP), por transportar dentro de um veículo Fiat Siena galos de briga. A PRF havia abordado o motorista de aplicativo e encontrado 10 galos de briga da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus), que eram levados em caixas de papelão para partição em campeonato de rinha em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

A PMA verificou que todos os galos tiveram as esporas removidas, o que caracteriza crime de maus-tratos, apesar de as aves não estarem em ato de rinha, visto que o campeonato seria em outro país, conforme banner publicitário encontrado no veículo. Além disso, as caixas diminuíam a circulação aérea para os galos, situação agravada pelo fato de estarem no porta-malas do veículo.

O infrator afirmou que pegou um frete na cidade de São Paulo, onde reside, para levar os animais até Corumbá e entregaria a outra pessoa, que levaria os galos à Bolívia. Foram apreendidas as 10 aves, além do veículo. O infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Miranda e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. Se condenado, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção. A Polícia Civil investigará o caso para identificar o proprietário dos galos que também responderá pelo crime ambiental.

Divulgação PMA/PRF

O motorista (45) também foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00 pela infração de maus-tratos e será julgado em processo administrativo pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes