Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (18) a operação “predador”

Operação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, conhecida como Operação “Predador”. A ação está sendo desenvolvida pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), com apoio do serviço de informática e de inteligência da Polícia Civil, em alusão à campanha maio laranja e foi desencadeada hoje em razão do dia nacional de combate a este tipo de crime.

Até o momento dois alvos, com idades de 37 e 42 anos foram presos em flagrante e irão responder por “Adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente” (art. 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

De acordo com a Delegada titular da unidade, Dra Fernanda Félix Carvalho Mendes, a DEPCA recebe mais de 3.000 denúncias anualmente sobre a prática de crimes e violências contra crianças e adolescentes.

“A Campanha Nacional “Maio Laranja” tem o objetivo de incentivar a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e nós da Polícia Civil do MS participamos ativamente atuando no Combate a disseminação de Material de Abuso Sexual Infantil (CSAM) por meio de ações organizadas com a finalidade de prevenir, reprimir e identificar e prender os autores que armazene e compartilhe material de abuso sexual Infantil”, explicou.

A Delegada lembra ainda que o “abuso sexual” é uma das formas de violência que acontece dentro do ambiente doméstico e fora dele, e neste último ano, nota-se um aumento constante de crimes envolvendo o ambiente da internet.

Cerca de 19 policiais estão envolvidos na ação. Mais informações serão repassadas no decorrer da manhã.

Notícias semelhantes