Na manhã dessa terça-feira (26) cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia e autuadas por crimes como Furto de energia elétrica e Estelionato, durante a “Operação Energia Limpa”, deflagrada pela Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste e Polícia Cientifica da URPI/Coxim, com apoio da Energisa.
Durante a operação, foram visitados 29 imóveis na cidade por três equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 15 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento. Segundo diligências com dados da Energisa foram constatadas informações divergentes sobre o consumo de energia desses locais, razão pela qual as equipes realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas ocorrências.
O delegado responsável pela DP de São Gabriel do Oeste, Matheus Vital, e Denise Simões, responsável pelas relações institucionais da concessionária, informam que o desvio, comumente chamado de “gato de energia elétrica”, pode ser considerado furto ou estelionato. Ademais, pode resultar em acidentes mortais devido às conexões clandestinas, que podem desencadear incêndios e explosões, sendo a segunda principal causa de óbitos no país relacionada à energia elétrica.
O “gato” traz sobrecarga da rede elétrica e pode piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis na maioria do Estado do Mato Grosso do Sul.
Além disso, grande parte do prejuízo causado por esses gatos é dos demais consumidores, que acabam pagando parte do custo para repor as perdas decorrentes dessas fraudes.
Denise Simões explica o esforço que a Energisa vem fazendo para enfrentar os furtos de energia:
“Toda semana estamos em algum ponto do estado, com o apoio da Polícia, com fiscalizações rigorosas para diminuir o número de furtos de energia. Esse tipo de prática traz uma série de prejuízos e perigos; não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população”.
As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de São Gabriel do Oeste–MS.
Para denunciar o furto de energia, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total sigilo.