Policia Militar de São Gabriel do Oeste recebe bafômetro que detecta embriaguez a distância

Na manhã desta segunda-feira(20) o capitão Willian dos Santos Garcia da Policia Militar de São Gabriel do Oeste recebeu das mãos do chefe da fiscalização do Detran-MS Otílio Rubem Ajala Junior um etilômetro da marca alcolizer para serem usados na fiscalização , esse tipo de bafômetro também é conhecido como bafômetro passivo, pois detectam a a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho, ou seja a constatação pode ser feita a distância.

Para o chefe da fiscalização do Detran-MS Otílio Rubem Ajala esse tipo de bafômetro é muito importante, pois o motorista não precisa descer do carro e nem encostar no aparelho para a realização do teste, dando assim mais agilidade e segurança nas operações.

O novo aparelho deve começar a ser usado assim que os policiais passarem pelas instruções de uso e deve ligar o sinal de alerta naqueles motoristas que gostam de beber uma cervejinha e dirigir.

Segundo o Capitão Willian alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante. Estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora.

A penalidade da Lei Seca é composta por multa no valor de R$ 2.934,70, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir. As consequências são as mesmas para quem tem sua embriaguez confirmada e para aqueles que se recusam a fazer o teste do bafômetro.

 

 

 

O aparelho foi entregue na cerimônia de entrega da reforma do prédio do Detran em São Gabriel do Oeste, o evento que contou com a presença do Diretor-presidente do Detran-MS Rudel Trindade, do prefeito Jeferson Tomazoni, o vice Valdecir Malacarne, além do presidente da Câmara Municipal Fernando Rocha, vereadores  e  lideranças locais.

Notícias semelhantes