Preço do frango sobre 24,51% no primeiro trimestre de 2022, aponta Famasul

Consumidores do estado notaram um aumento no preço do frango nos mercados. Segundo o departamento técnico do Sistema Famasul, com dados da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS), o valor aumentou 24,51% nos três primeiros meses desse ano.

O preço do frango abatido comercializado no atacado saiu de R$ 7,18 no primeiro trimestre de 2021, para R$ 8,94 no mesmo período em 2022.

“O cenário de maior preço do frango no atacado, maior liquidez e maior receita para as indústrias com vendas para o exterior, não reflete diretamente em maior rentabilidade para o produtor, tendo em vista o aumento expressivo nos custos de produção”, diz a analista técnica Eliamar Oliveira.

Um dos motivos para o aumento dos custos foi o gasto com a energia elétrica, que aumentou em média 41% entre 2021 e 2022 para os avicultores. A energia apresenta 30% dos gastos na produção, o que gerou um maior impacto para o produtor.

No entanto, a produção de frango de corte teve um ciclo mais curto, possibilitando se adequar à demanda, evitando uma oferta excessiva.

“Se por um lado o abate aumentou 3% em 2022, as exportações do estado cresceram 8,93% de um ano para o outro, ajudando na absorção do aumento da oferta”, diz Oliveira.

Esse bom desempenho das exportações deve seguir durante o ano. A estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é de que cresça 6,36% em relação às exportações de 2021.

Os três maiores compradores de frango do estado são: China (19%), Japão (16,8%) e Emirados Árabes Unidos (15,16%).

 

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes