Prefeitura inicia substituição de árvores comprometidas da avenida São Francisco

A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, através das Secretarias de Infraestrutura e Trânsito e Desenvolvimento Econômico iniciou, nesta segunda-feira (28), a substituição de árvores comprometidas sanitariamente que estavam instaladas no canteiro da Avenida São Francisco. A medida visa recompor o paisagismo municipal, com instalação de espécies apropriadas urbanisticamente.

 

A substituição das árvores foi fundamentada através de levantamento técnico, onde foram avaliadas a altura total, sistema radicular, sanidade da planta e local de plantio. Após o levantamento verificou-se a necessidade de substituição de algumas árvores, que apresentavam problemas em uma ou mais das características avaliadas.

 

O processo teve início na Av. São Francisco, entre a avenida Getulio Vargas e Boaventura Ferreira Rosa, onde inúmeras árvores estavam fisicamente comprometidas, apresentando morte prematura de parte da copa, apodrecimento de galhos e tronco. As árvores apresentavam ainda sistema radicular inadequado e a distribuição desuniforme do peso da copa, podendo ocasionar a queda em caso de chuva ou ventania fortes.

 

De acordo com Roberto Emiliani Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico, a arborização urbana muitas vezes torna-se um problema, principalmente pela falta de conhecimento na definição das espécies que são mais adequadas. “A adequada arborização urbana é um componente essencial para qualidade de vida numa cidade, porém quando não é planejada pode causar sérios problemas”, explicou.

 

No local serão feitas duas linhas de árvores com distanciamento de 8 metros. Ao todo serão substituídas 36 árvores, sendo 12 árvores da espécie Flamboyant, 08 mongubas e 15 sibipirunas.

 

O arranjo da arborização vai ser realizado de acordo com cada local da cidade, visando integrar a iluminação pública, o paisagismo e a mobilidade urbana. Estão previstas substituições nas avenidas Rui Barbosa, Castelo Branco, Mato Grosso, além do plantio na Praça Primo Mafissoni e Parque Aquático, totalizando 450 árvores.

 

Para o replantio das espécies arbóreas serão considerados aspectos de formação de sombra e capacidade ornamental. Serão plantadas mudas das seguintes espécies: Ipê Amarelo, Ipê Branco, Árvore Samambaia, Saboneteira, Jacarandá Caroba, Sapucaia, Resedá Gigante e Chuva-de-Ouro da Amazônia.

Notícias semelhantes