Prefeitura lança projeto piloto de mecanização da coleta seletiva

Na manhã deste sábado (29), a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste lançou o Projeto Piloto de mecanização da coleta seletiva na cidade – “Coleta Mecanizada Saae 100% Você”. A iniciativa é realizada por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a Aurora/Fundação Aury Luiz Bodanese e Sistema OCB/MS.

O município é o primeiro do Estado a implantar o sistema, que irá funcionar em fase de testes primeiramente na Cohab IV. O bairro recebeu contêineres de coleta em pontos estratégicos das ruas, onde os moradores poderão descartar o lixo doméstico. Contêineres verdes serão utilizados para o descarte de recicláveis, já os de cor marrom serão utilizados para o lixo orgânico. Ao todo, 30 contentores de lixo com capacidade de mil litros estarão disponíveis.

O lançamento aconteceu na sede do DCR (Departamento de Coleta de Resíduos do SAAE) e contou com a presença de autoridades locais e de voluntários para a distribuição de panfletos de orientação no bairro. Valdecir Malacarne, vice-prefeito, acompanhou a ação e falou sobre a proposta de modernização da coleta em São Gabriel do Oeste. “Acompanhamos projetos semelhantes em outros estados que foram sucesso nas cidades aonde foram implantados. Lançamos a proposta para nossa cidade, como forma de ampliar a coleta seletiva e garantir um melhor serviço para a comunidade”, disse.

Valdecir ainda apontou que a utilização dos contentores facilitará o descarte dos resíduos domiciliares e que espera que a população abrace essa ideia. “Nosso primeiro passo foi na Cohab IV; aqui será o projeto piloto, que avaliaremos para implantar em outros bairros. Com os contêineres o morador poderá fazer o descarte em qualquer horário e a qualquer dia da semana, sem contar que o lixo também não ficará mais exposto na frente das residências”, comentou.

Rose Pires, presidente do SAAE, responsável pelo projeto, explicou que a coleta será realizada, a princípio, duas vezes por semana, mas que se houver uma grande demanda, o caminhão poderá realizar a retirada mais vezes. O processo é realizado pelos coletores e um braço mecânico adaptado na lateral do caminhão, onde o contêiner será fixado para que o lixo possa ser descartado no veículo. Ela ainda explicou que haverá um constante trabalho de higienização dos contêineres e que futuramente, se o projeto for ampliado para outros bairros, novos equipamentos serão adquiridos para a melhoria da coleta.

Além de ampliar a coleta seletiva, o projeto irá gerar mais renda para os trabalhadores da COOPERASGO, tendo em vista uma melhor separação do lixo úmido do seco, ou reciclável. Com a disposição dos contentores, Rose se disse esperançosa com relação a adesão da população e o descarte correto do lixo, já que o mesmo não precisará ficar armazenado nas residências até a data da coleta seletiva, no caso nas terças e quintas-feiras.

O gerente da Aurora Alimentos, Moisés Caetano de Oliveira Júnior, reforçou a importância do projeto para o município e comentou sobre a parceria entre a indústria e a prefeitura. “Estaremos trabalhando de forma conjunta levando as estratégias adotadas e a conscientização à comunidade sobre este projeto e seu apelo a educação ambiental. Precisamos que as pessoas se sensibilizem sobre a importância da reciclagem, dos pequenos atos que podemos realizar no dia a dia e que contribuem significativamente para a saúde do mundo em que vivemos”, disse. Moises informou ainda que palestras e outras ações serão realizadas nas unidades escolares para incentivar crianças e adolescentes a serem parceiros na separação de recicláveis.

O Projeto teve o investimento de R$ 54.570,00 em recursos próprios do SAAE. De acordo com o Serviço, durante as primeiras semanas ainda haverá a coleta tradicional de lixo residencial, até que a comunidade da Cohab IV esteja totalmente inserida no projeto. O lançamento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, do secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Emiliani Júnior, voluntários da Aurora e servidores do SAAE.

Notícias semelhantes