Prefeitura Municipal lança projetos de conscientização e impacto ambiental

Foto: Veja Aqui MS

A prefeitura municipal de São Gabriel do Oeste lançou na manhã desta terça-feira(22) dois projetos de impacto ambiental e de conscientização para funcionários e população em geral.

Coletores(réplicas) de garrafas Pets

Nos últimos dias pudemos observar em pontos estratégicos da cidade alguns objetos de estrutura metálica no formato de uma garrafa pet, trata-se de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura Desporto e Turismo em parceria com o Luzes do Cerrado da Kolping que visa coletar as garrafas pet e dar um destino correto  de reutilização das garrafas, neste caso o “Luzes do Cerrado” que enfeita a cidade no natal com esculturas produzidas com materiais descartáveis, em sua maioria, garrafas pet.

 

Foto: Veja Aqui MS

 

Os coletores estarão em vários locais, onde a população em geral poderá depositar as garrafas, evitando assim que essas elas possam ser abandonados no meio ambiente e tendo assim um destino correto, além de ajudar na geração de renda e emprego.

De acordo com o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Alexandre Pierezan, as escolas e entidades do município realizam a arrecadação durante todo o ano, mas teve a prática prejudicada pela pandemia. “Com a pandemia, a quantidade das coletas caiu muito em função das aulas presenciais estarem suspensas. Diante disso a equipe do Luzes elaborou essa estrutura para aumentarmos a coleta”explicou.

 

Foto: Veja Aqui MS

 

Projeto “Foca na Caneca”

Outro projeto de grande relevância e com impacto ambiental foi apresentado pala secretaria de desenvolvimento, idealizado pela coordenadora Samara Débora Trindade, o projeto visa a diminuição do uso de copos descartáveis por parte dos funcionários da prefeitura, cada servidor deve receber uma caneca personalizada com a própria foto em forma de caricatura, o projeto piloto foi instituído na secretaria de desenvolvimento e posteriormente estendido a todos os funcionários da prefeitura municipal.

 

Foto: Veja Aqui MS

 

Para Samara, além da economia no uso de copos de plástico e descartáveis o projeto também gera nas pessoas um senso de preservação da natureza, e por ser personalizado com uma foto do funcionário, serve como um “mimo” ao colaborador que está na secretaria desempenhado a sua função  com responsabilidade e comprometimento. 

O prefeito Jeferson Tomazoni  esteve presente no lançamento dos dois projetos e fez questão parabenizar O Secretário Alexandre Pierezan e o Diretor Edwin Diogo, bem como O Secretário de Desenvolvimento Roberto Emiliani Jr e a Coordenadora Samara pelas iniciativas, para Jeferson “ideias assim sempre são bem vindas e serão prontamente analisadas e implantadas pelo executivo, além da economia, essas iniciativas geram consciência e reponsabilidade com o meio ambiente e com a natureza. Para São Gabriel continuar sendo a melhor cidade do Mato Grosso do Sul para se viver, precisa ter cidadãos comprometidos com a preservação da natureza e meio ambiente, consciência ambiental também è fundamental para o progresso e desenvolvimento”, finalizou Jeferson

 

Foto: Veja Aqui MS

Notícias semelhantes