A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Trânsito, está fazendo um alerta à população para que colabore com a limpeza da cidade, não jogando entulhos e materiais sem serventia em locais inadequados, como terrenos baldios e valas. O objetivo é evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, de ratos e outros animais peçonhentos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Eris de Oliveira Barbosa, é comum encontrar restos de construção, sanitários, tapeçaria e até mesmo televisores e outros eletroeletrônicos em meio aos entulhos, o que agrava a situação e transforma os locais em criadouros para, por exemplo, o Aedes. Ele ressalta que a responsabilidade pela limpeza da cidade é de todos os cidadãos e que o descarte do lixo deve ser feito de forma correta.
Eris ainda comenta que o maior problema encontrado tem sido nos entornos do Depósito de Resíduos Sólidos, o lixão da cidade, e pede a conscientização da população para que leve os materiais descartados para o local adequado. Ele destaca o trabalho que a pasta vem realizando em conjunto com a Secretaria de Saúde, pelo setor de Vigilância, para manter a cidade limpa, bonita e livre da dengue.
O descarte incorreto do lixo em terrenos baldios ou em vias públicas é considerado infração e pode render multa em São Gabriel do Oeste. A penalidade está prevista na Legislação Municipal, e apesar disso, são constantes as reclamações de que moradores continuam jogando lixo em locais inapropriados.
Para fazer uma denúncia, basta ligar no (67) 3295-2456 e registrar o endereço do local com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ilaine Marocco. É importante que todos contribuam para a limpeza da cidade e evitem problemas de saúde pública.