A Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste (Cooperasgo) está entre as dez organizações atendidas pelo projeto MS Pró-Catadores, uma iniciativa do Sebrae/MS que vem fortalecendo a atuação dos catadores de materiais recicláveis em todo o estado. Com apoio direto da Prefeitura Municipal, a ação tem como foco impulsionar a inclusão socioeconômica, ampliar a geração de renda e promover a sustentabilidade por meio da valorização desses profissionais essenciais à cadeia de resíduos sólidos.
O projeto, que segue até dezembro de 2025, oferece suporte técnico e gerencial, promovendo melhorias na infraestrutura, na gestão administrativa e no relacionamento com os setores público e privado. Em São Gabriel do Oeste, a Cooperasgo tem recebido acompanhamento especializado, com foco na qualificação documental, no aperfeiçoamento de processos e na articulação para firmar parcerias mais sólidas com o poder público.
O prefeito Leocir Montanha destacou a relevância do projeto para o município. “Apoiamos iniciativas que geram oportunidades e transformam vidas. A Cooperasgo é uma aliada da cidade na gestão de resíduos e, agora, com o suporte do MS Pró-Catadores, ganha ainda mais força para se consolidar como referência regional. É nosso papel como gestão pública abrir caminhos para esse desenvolvimento acontecer de forma digna, produtiva e sustentável”, afirmou.
Além da capacitação técnica, o projeto proporciona oportunidades de integração e troca de experiências. Recentemente, representantes da cooperativa participaram do Seminário Técnico do Projeto Nacional Pró-Catadores, em Brasília, ao lado de catadores e gestores de 17 estados brasileiros. O evento reforçou a importância do diálogo entre as prefeituras, cooperativas e empresas, além de apresentar boas práticas para fortalecer o setor em todo o país.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adão Unirio Rolim, a iniciativa se alinha com os objetivos estratégicos do município.
“São Gabriel tem buscado cada vez mais valorizar os pequenos empreendedores, e isso inclui os catadores. Eles são agentes ambientais, fazem parte de uma engrenagem importante da nossa política de sustentabilidade. Investir em sua formação, estrutura e autonomia é investir em qualidade de vida para todos”, pontuou.
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e ambiental, e seguirá sendo parceira da Cooperasgo e de outras iniciativas que promovam inclusão, dignidade e geração de renda por meio do trabalho justo e organizado.






















