Prefeitura de São Gabriel do Oeste trabalha para implementação do projeto Bombeiros do Amanhã

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste segue trabalhando para implementação do Projeto Bombeiros do Amanhã, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Na tarde desta sexta-feira (5), uma nova reunião foi realizada com a responsável pelo comando da unidade do município, tenente Sabrinne Teodoro Azambuja, e com o instrutor do projeto, cabo Silva Neto, para dar andamento na formalização da parceria.

A reunião contou com a presença do prefeito, Jeferson Tomazoni, do vice-prefeito, Valdecir Malacarne, da secretária municipal de assistência social, Rosane Moccelin, e do diretor do Centro de Referência em Assistência Social, Fabio Miranda.

O projeto tem por objetivo atender adolescentes na faixa etária entre 10 e 16 anos, oportunizando aos mesmos a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

De acordo com a secretária de assistência social, São Gabriel do Oeste deu início nas tratativas de implementação do projeto logo após a inauguração da sede do Corpo de Bombeiros, com o então comandante geral da corporação, coronel Joilson Amaral. “Desde então, estamos mantendo contato para as formalizações necessárias para a parceria. É um projeto que agrega muito na formação dos nossos adolescentes e vai complementar as políticas sociais desenvolvidas pela secretaria. É um avanço para a cidade e especialmente para esses adolescentes”, explicou Rosane.

Baseado na Lei Federal n° 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Unidade Bombeiros do Amanhã apresenta um conjunto de ações educativas e sociais, capazes de oferecer aos adolescentes inscritos na unidade, a possibilidade de mudar o quadro em que se encontra, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.

Para o prefeito Jeferson Tomazoni, além do conteúdo disciplinar, o projeto abrange atividades culturais, esportivas e educacionais que darão uma formação completa para os adolescentes. “Além das instruções militares, vamos unir a secretarias de assistência e cultura e desporto, para buscar implementar atividades complementares, como aulas de música e atletismo, por exemplo”.

No período em que os adolescentes estão na unidade, os mesmos recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

Para ingressar no programa, é necessário que os interessados estejam estudando. A expectativa é de atender aproximadamente 80 adolescentes em São Gabriel do Oeste.

O prefeito Jeferson Tomazoni informou que as equipes, jurídica e técnica da Prefeitura, já estão fazendo os encaminhamentos necessários para formalizar a parceria com o Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: PMSGO

Notícias semelhantes